Projeto fotográfico retrata os “verdadeiros” vikings

Salve, povo da Terra Média!

Se pedissem à você para descrever os vikings, como eles seriam? Homens fortes, ruivos ou loiros, barbudos e cabeludos, roupas imponentes, mal educados e brutamontes, não é?

Não tenha medo ou vergonha em fazer uma descrição tão fixa e clássica (e totalmente estereotipada). Toda essa imagem dos povos do Norte que temos é devido às produções cinematográficas que assistimos, sempre os representando como um povo violento e selvagem.

E é justamente por isso que o projeto do fotógrafo e desiner de moda Jim Lyngvild foi proposto.

Como Jim descreve, as fotografias servem para mostrar a REAL visão histórica que os vikings mereciam. “Nada no estilo terrível de neo-nazi/tipo motoqueiro tentando promover sua masculinidade pela força bruta e iconografia esterotipada. Mas amor, respeito e amizade. Para ser um viking/reconstrucionista nórdico é ser parte de uma família e, assim como em qualquer família, respeito é a palavra-chave (…)”

O projeto busca resgatar o orgulho da história dos povos nórdicos, mas também busca permitir que outros também possam se juntar à essa cultura e ser parte da mesma. Sem restrições de local de nascimento, raça, orientação sexual ou sexo.

Jim Lyngvild complementa: “Nós temos aquele tio estranho, o primo esquisito, o irmão mais velho terrível, a tia bebum e etc… Quem é você? Eu sou o meio primo com jeito de pavão que todo mundo pensa ser um pouquinho exagerado.”

Aprecie as fotografias desse ensaio maravilhoso:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s